Image Map

domingo, 26 de maio de 2013

Afim de ou A fim de?



E aí, como vão? Sou a mais nova professora de português do Crazy Fics, não sou nem um tipo de expert, mas o que eu sei eu vou passar para vocês! Podem me chamar de Bruna ou Bruninha, tanto faz para mim.

***

Vim aqui falar a fim de ensinar vocês sobre essas duas formas: afim de ou a fim de.
Isso é bem fácil de aprender, pois eu sou muito afim de português e vou tentar ajuda-los.
Será que vocês já sacaram ou não?
Bem, uma breve explicação:

Quando você quiser dizer que está aqui com alguma finalidade ou que você faz alguma coisa com certa intenção. Você usa o a fim de:

Exemplos:
 Eu fiz uma caminhada a fim de emagrecer. (caminhou com a finalidade de emagrecer).
Vim aqui falar a fim de ensinar vocês... (vim aqui com a finalidade de ensinar vocês)
Vou trabalhar a fim de ganhar dinheiro. (trabalha com a finalidade de ganhar dinheiro)

Agora, quando você quer dizer que gosta de uma pessoa, que tem afinidade, usa-se o afim de:

Exemplos:
Eduardo está afim da Júlia. (ele gosta dela)
Pois eu sou muito afim de português. (porque eu gosto muito de português)
Então, quer dizer que você está afim dele? Vou contar para todo mundo! (ela está gostando dele)

PARA LEMBRAR

A fim de é usado quando você faz algo com alguma finalidade, visando um objetivo.
Afim de (assim juntinho como o amor) é usado para se referir a sentimento.

Sempre pensem: afim juntinho é para sentimentos, se por acaso a frase não tem a ver com sentimentos use o a fim de.


E é só por hoje, se tiverem algum pedido, alguma dúvida sobre esse assunto ou outro sobre outra coisa qualquer, relacionada a português é só pedir nos comentários. Mesmo que eu não saiba, vou pesquisar e trazer para vocês


Nenhum comentário:

Postar um comentário