Image Map

terça-feira, 14 de maio de 2013

Aulas de português: introdução á Vírgula


Olá, caros jedis, hoje venho com um assunto bastante complicado e acredito que a maioria de vocês - alunos - têm dúvidas sobre eles, até eu tenho ás vezes. No entanto, amores, as aulas de Lady Salieri e Letícia S ajudam bastante, para ver a seção exclusiva de português clique no link (literalmente).
Creio que a aula delas ajuda bastante e que vocês a leem, não? Eu mesma assisto-a ás vezes, já que não tenho tamanho tempo para ler aula por aula... Têm vezes em que procuro, no título, sobre algo que tenho dúvida ou me interessa, então começo a ler.
Mas comecemos a aula com as vírgulas?
vírgula:
Sabem o que realmente é a vírgula? Segundo... eu, elas são:
Obviamente, nós precisamos dar uma pequena pausa em um texto. A vírgula dá um pequeno e curto espaço de tempo para dermos uma pequena respirada (mas como tinha adenoide - uma doença não tão grave mas que atrapalha muito em respirar principalmente pelo nariz - e fiz a cirurgia a pouquíssimo tempo depois de vários e vários anos com ela em tratamento, ainda me acostumo a respirar pela boca e, ás vezes, algumas faltas de ar e mesmo com ela, não consigo respirar direito de vez em quando), se você dá um espaço entre uma palavra - ou verbo, ou substantivo, ou adjetivo e a cambada toda - e outra, já saiba que há uma vírgula entre outra.
Entenderam pelo menos o propósito? Espero que sim. Agora vamos á prática:
Essa é a vírgula, jedis e/ou siths: , Sim, pequena, mas mortal! Tomem cuidado!
Agora tenho uma certeza: não dará para mostrar tudo da vírgula apenas nesta aula, farei uma continuação, só não sei quando, pois esse assunto é muito discutido, cada pessoa tem seu próprio ponto de vista (what is it?) e têm muitas coisas. Por isso, caros alunos.
Provavelmente virei com mais notícias (amanhã, porque já são 23:59) sobre as aulas. Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário